Como Fazer um Planejamento de Tributação?

Como Fazer um Planejamento de Tributação? | Fiscalizo Contabilidade & Seguros

Para quem está pensando em abrir uma empresa é fundamental compreender sobre tributos e impostos. Para começar conheça a relação entre tributo x imposto. 

O imposto é um tipo de tributo, mas nem todo tributo é um imposto. O tributo é um conjunto de: impostos, taxas, contribuição social, contribuição de melhoria e empréstimos compulsórios. 

Agora que já explicamos esta diferença, vamos focar no principal: como e porquê planejar os custos de uma empresa de acordo com as tributações

– O que é Planejamento Tributário?

Se você vai abrir uma empresa ou já possui empresa aberta, a primeira coisa a se pensar são os tributos (impostos). A importância do planejamento de tributação envolve detalhes que farão com que você possa viabilizar seus gastos e conquistar melhor retorno financeiro. Este tipo de prática tem nome: elisão fiscal, que deverá ser realizada por um(a) contador(a). 

– Por que montar um Planejamento Tributário?

A Elisão fiscal que citamos, é fundamental para que você não tenha más surpresas quando realizar suas responsabilidades fiscais. Isso auxiliará você no presente e no futuro, onde poderá realizar a projeção de seu negócio, estimativa de crescimento, etc. Independente se sua empresa é micro ou pequena empresa, o recomendável é que esse estudo seja realizado junto com a equipe de profissionais contadores.

– Qual a utilidade de um planejamento tributário para minha empresa?

Como sabemos, o Brasil possui uma alta carga de tributos. A arrecadação chega a superar a de países considerados ricos. Aparentemente, isso é um fator positivo, mas não é bem assim. Com isso, as empresas se veem obrigadas a aumentar os preços, diminuindo a competitividade.
Organizar o seu dinheiro faz com que seja evitada a incidência ou reincidência de um imposto. Ou seja, você poderá impedir que esta obrigação tributária específica aconteça para seu negócio. 

Resumindo brevemente, você viu a importância da elisão fiscal e porque realizar um planejamento financeiro para sua empresa. Agora nós vamos discutir sobre os benefícios que esta ação traz para seu negócio.

– Que benefício o planejamento de tributação traz para o meu negócio?

Conforme citado, a elisão fiscal traz vantagens e benefícios conforme o planejamento, porém, independente da sua empresa ser micro ou pequena empresa, este planejamento é realizado de acordo com o regime tributário da qual ela se enquadra. Se possui uma empresa, é ideal que você saiba das mudanças para 2018.

– Qual a importância de um planejamento tributário?

Se não te convencemos até agora sobre a importância de um plano de tributo bem elaborado e suas vantagens, vamos citar alguns motivos que você deverá levar em conta. São eles: controle de fluxo de caixa, identificação de pagamentos desnecessários, organização financeira, vantagem competitiva, entre outros. 

– Como eu faço um planejamento tributário eficiente?

Antes de você planejar o futuro financeiro da sua empresa, você deve escolher com cautela o enquadramento tributário e o objetivo financeiro. Isso varia de acordo com alguns elementos como: incentivos fiscais e extrafiscais, por exemplo.

Achou complicado até agora? Você pode facilitar isso deixando seu negócio na mão de quem entende. Para isso, nós temos um time especializado que poderá realizar uma consultoria gratuita e ajudar seu negócio a decolar. Se você quer abrir uma empresa ou já possui uma, deixe a burocracia com a gente. Entre em contato e solicite um orçamento gratuitamente.

DÚVIDAS?

Deseja maiores informações? Entre em contato com a gente!