Confira as dicas para evitar erros na declaração de IR 2022

Uma dúvida muito comum em relação ao Imposto de Renda é: ‘’  se preciso um contador para declarar?’’

Sim!

O Profissional habilitado para declarar o Imposto de Renda é o Contador registrado no CRC. Hoje em dia, temos pessoas sem nenhum preparo Profissional realizando a declaração do Imposto de Renda, gerando assim uma série de irregularidades e prejuízos para os Cofres Públicos e para os contribuintes.

Importância da declaração correta:

Declaração do IR não é algo que permita erros e enganos. Caso contrário, você estará sujeito a uma ou mais das seguintes consequências:

Pagamento de multa

Se você atrasar a declaração ou enviá-la com erros a serem retificados, poderá pagar uma multa. Essa multa é de, no mínimo, R$165,74 e pode chegar a até 20% do valor de imposto devido.

Imposto mais alto do que o necessário

Ainda que você preencha tudo corretamente, saiba que existem diversas formas de declarar, dentro da lei, com diferenças consideráveis no imposto devido resultante ou na restituição a receber.

Malha fina do Imposto de Renda

O programa da Receita Federal analisa, de forma eletrônica, em primeiro lugar, todas as declarações enviadas, cruzando seus dados. Se houver inconsistências nas informações preenchidas, você pode ir para a malha fina. Isso significa que a sua declaração ficará retida e será analisada mais de perto. Isso pode acarretar o bloqueio da restituição do IR e do CPF do contribuinte, além de multas que vão de 75% a 225% do imposto a pagar.

Achou complicado declarar o IR?

Como mencionamos antes, dependendo do caso, declarar o imposto de renda sem ajuda ou experiência pode ser uma tarefa complicada. Além dos problemas com a Receita Federal e o pagamento de multas, declarar de forma incorreta pode fazer com que o valor devido seja bem maior do que o necessário, ou que você receba um valor menor do que deveria em sua restituição.

Gostou? Deixe seu contato para receber mais informações da  Fiscalizo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp