Entenda como aumentar suas vendas com o Pós-Venda

O Pós-Venda é um importante processo que pode fazer empresas se tornarem referência em seus mercados de atuação. (Imagem: Ilustração)

Muitos empreendedores trabalham exaustivamente no processo de prospecção de clientes e conclusão de vendas de seus produtos. Sabemos o quanto esse processo é extremamente complicado, e concluir uma venda é praticamente mais uma missão cumprida. Entretanto, um dos passos mais importantes das vendas é simplesmente deixado de lado, o Pós-Venda.

O QUE É?

O Pós-Venda é um importante processo que pode fazer empresas se tornarem referência em seus mercados de atuação. Através dele, é possível fazer os clientes se tornarem praticamente promotores de sua marca.

Esse procedimento, em sua maioria, consiste em verificar a satisfação do cliente depois que ele já fechou uma transição com sua empresa. Das empresas que fazem esses serviços – por entender a importância dele -, as empresas de instalação de TV a Cabo são referência no mercado na utilização do Pós-Venda.

Após vender os seus serviços, essas empresas têm como política, entrar em contato com o consumidor para verificar se a instalação foi feita na data correta, e principalmente se o técnico responsável pela instalação realizou o procedimento de forma correta.

O Pós-Venda é um importante processo que pode fazer empresas se tornarem referência em seus mercados de atuação. (Imagem: Ilustração)
O Pós-Venda é um importante processo que pode fazer empresas se tornarem referência em seus mercados de atuação. (Imagem: Ilustração)

COMO FAZER?

O primeiro passo para fazer isso, é necessário decidir quem ficará responsável por executar essa função. Em pequenas empresas, em sua maioria são as próprias equipes de vendas que realizam essa tarefa. Já em grandes empresas, onde há grandes investimentos, o ideal é criar uma área voltada somente para isso.

É importante também criar um fluxo para definir as formas de entrar em contato com os clientes e em que momentos isso será realizado. Algumas empresas, por exemplo, estipulam que o contato deve ser feito um dia após a compra, onde o consumidor recebe um e-mail perguntando se ele está satisfeito com a sua mercadoria ou serviço.

De acordo ao Lee Resources, com o pós-venda o consumidor tem 70% de chance de retornar ao seu negócio, além disso, ele ainda poderá indicar sua empresa para amigos e parceiros, ou seja, resulta em fortalecer cada vez mais a marca no mercado.

Conheça a Fiscalizo Contabilidade e siga nossas redes sociais Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.

Leia também:

Qual o papel da consultoria jurídica em uma análise de financiamento?

Saiba como funciona o pagamento de férias coletivas

Não emitir nota fiscal é crime? Saiba mais

Redação de Thiagho Silva
Estamos Online