O que é certificado digital para médicos?

Quais são os usos do certificado digital para médicos? Essa é uma ferramenta que pode ser aproveitada por diversos segmentos. Durante muitos anos, os contadores eram os profissionais que mais utilizavam esse documento. Mas, isso vem mudando muito ao longo dos anos.

De maneira geral, a certificação digital funciona como a identidade eletrônica de uma pessoa ou organização. 

Inclusive, é comum que ela se chame e-CPF ou e-CNPJ, já que se aplica como uma versão digitalizada de documentos como CPF e CNPJ.  

No certificado digital para médicos, todas as informações que possibilitam a identificação do indivíduo ou da empresa se reúnem em um arquivo.

Por sua vez, esses dados têm sua garantia de autenticidade e segurança por meio de sólidos protocolos de criptografia. 

Através dele, é possível realizar a assinatura digital, que como o próprio nome indica, é a versão eletrônica das assinaturas de punho.

Portanto, é graças à tecnologia de certificação que os profissionais podem atestar a veracidade e identificar documentos digitais, como telelaudos, prontuários eletrônicos, entre outros.

Em relação aos meios tradicionais de autenticar informações e de reconhecer firma, o certificado eletrônico e a assinatura digital são muito mais práticos, seguros e baratos.

Trata-se de um recurso que existe desde 2001 no Brasil, e que surgiu através da criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Quais são as possíveis aplicações do certificado digital na medicina?

Na medicina, essa ferramenta tem diversas aplicações. Entre as principais nós podemos destacar:

  • elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), disponível em diversos hospitais e clínicas espalhados pelo país;
  • utilização do sistema do Conselho Regional de Medicina, bem como do Portal Médico;
  • acesso à plataforma de Prescrições Eletrônicas;
  • assinatura de contratos digitais;
  • geração de procuração eletrônica;
  • acesso a certidões de órgãos governamentais;
  • execução de transações bancárias com mais segurança.

Outra vantagem é que o certificado digital proporcionará benefícios para o médico em suas atribuições do dia a dia como pessoa física. Por exemplo, com esse documento é possível consultar suas declarações do imposto de renda enviadas nos anos anteriores, além de facilitar o próprio preenchimento e envio delas.

Você também pode acessar o portal restrito da Receita Federal, chamado e-CAC. Assim, terá acesso a suas informações tributárias, poderá realizar a emissão de DARFs de tributos e, até mesmo, participar de leilões.

Além disso, com a evolução da tecnologia e o crescimento da preocupação com a segurança, é natural que o certificado digital adquira outras utilizações.

Quais os benefícios do certificado digital para médicos?

Agora, discorreremos sobre os principais benefícios que um bom certificado digital pode proporcionar para os profissionais da medicina.

Segurança

A segurança nas transações pode ser considerada a maior vantagem dos certificados digitais. Afinal, com ele você passará a realizar assinatura de documentos que devem ser resguardados com sigilo, protegidos de rasuras ou extravios.

Ao utilizar um certificado digital, nenhum terceiro pode ter acesso à documentação. Logo, os dados e as informações sobre tratamentos, prescrições e diagnósticos serão blindados, evitando que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a esses elementos.

Isso acontece graças ao moderno processo de criptografia que existe nos certificados digitais. Assim, a transação se torna segura para o profissional de saúde, bem como para o médico.

Redução de custos

Durante anos, o uso de papéis para imprimir receitas e demais prescrições era algo comum em hospitais, clínicas e consultórios. Isso vem mudando significativamente e um dos motivos para essas alterações é a preocupação com o meio ambiente.

Contudo, a diminuição de impressões também beneficia o profissional da área médica. Isso porque ele pode ter uma redução significativa nos seus custos com papéis, tintas de impressora e, até mesmo, energia elétrica para alimentar esses equipamentos.

Praticidade

A praticidade também é um benefício que o certificado digital proporciona. Com ele, o médico tem a liberdade de acessar todos os documentos gerados rapidamente, armazenando esses arquivos em servidores na nuvem —inclusive, que também só podem ser acessados com o uso do seu documento.

Além disso, você também resolve aquele velho problema de pacientes que perdem encaminhamentos, receitas e solicitações. Isso porque, como o certificado é próprio para o meio digital, você pode enviar essas documentações por e-mail ou mensagem. Assim, o paciente imprime sempre que necessário.

Redução de burocracias

Por fim, o certificado digital reduz consideravelmente algumas burocracias do dia a dia na vida do médico, especialmente, com relação a procedimentos de reconhecimento de firma em cartório, deslocamento para executar simples assinaturas, entre outros processos.

O foco do certificado digital é tornar a vida do médico mais simples e prática, fazendo com que ele tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente é importante: atender seus pacientes e se desenvolver na profissão.

O certificado digital permite que você assine pedidos de exames de pacientes sem sair de casa. Veja como obter a sua certificação digital para médicos

O certificado digital na telemedicina é obrigatório?

Atualmente, o certificado digital na telemedicina é obrigatório somente para a emissão e manipulação de receitas virtuais, de acordo com as resoluções do CFM.

No entanto, se a sua clínica considera modernizar suas atividades com práticas remotas, é importante considerar a emissão de autenticadores eletrônicos para os médicos.

Essa certificação virtual não apenas traz mais segurança para a identidade dos profissionais, como também oferece mais proteção para os dados dos pacientes.

Em resumo, trata-se de um recurso extremamente importante para executar atividades de telessaúde com total segurança e garantia.

Por isso, ao inovar o seu consultório ou hospital, procure contratar certificados digitais para autenticar suas práticas, oferecendo um serviço remoto de qualidade para os seus pacientes.

Leia também:

https://fiscalizoseguros.com/um-semestre-notavel/

https://fiscalizoseguros.com/vantagens-de-uma-contabilidade-sem-papel/

https://fiscalizoseguros.com/um-portal-para-facilitar-sua-vida/

Como ter acesso ao certificado digital para médicos?

Após conhecer os principais usos do certificado digital para médicos e seus benefícios você deve estar se perguntando como ter acesso a esse documento. Atualmente, o procedimento é muito simples. O primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora.

Basicamente, essa é a empresa que faz o processo de validação da sua identidade e a emissão do certificado digital. Instituições desse tipo como a Fiscalizo Contabilidade e Seguros, Abrir Empresa Online e Contabilidade Legal á realizam o procedimento totalmente de forma online. Assim, você nos envia a documentação e nós fazemos a validação prévia dos dados.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o trabalho home office, trazendo informações sobre seu funcionamento, as vantagens e desvantagens e as principais profissões que permitem trabalhar nesse modelo.

Fale conosco através do WhatsApp

Conheça a Fiscalizo nas Redes Sociais

FacebookInstagram

Estamos Online