Os novos Jovens empreendedores do Brasil

Jovens empreendedores do brasil

Se antes o jovem queria apenas entrar no mercado de trabalho em uma carreira que garantisse uma boa estabilidade financeira, hoje esse profissional quer muito mais. O conceito de sucesso é outro. A concepção de sucesso é poder ter os finais de semana, feriados e férias em paz sem precisar pensar em trabalho. Não é possível enxergar sucesso em alguém sem tempo, porque trabalha muito, ou que ganhou tanto dinheiro que não consegue. Esses são os jovens empreendedores que estão mudando o mercado de trabalho no Brasil.

A importância de o jovem entender o contexto, se adaptar a ele, buscar um sentido. E mais: para a empreendedora, estudar não é mais só cursar uma faculdade, mas sim viver em um ciclo de aprendizagem constante.  A sociedade precisa apostar em outras frentes, pessoas, ideologias. 

A única coisa que cresce de forma exponencial (rápida demais) são empresas. A mente precisa conseguir acompanhar por que ai então todo setor privado e público podem conseguir criar territórios que não façam a manutenção dos velhos costumes, como o racismo, machismo, lgbtfobia, xenofobia etc.

Cada pessoa tem o seu caminho e sua forma de fazer acontecer e criar negócios sociais.  Negócio não é para agradar ao criador, mas sim para resolver um problema real. Se a solução que criarmos, realmente tem demanda para ser atendida, faz sentido colocar no mundo. Fora isso, minha empresa não precisa existir. 

Estamos acostumados a pensar em curto prazo e no formato de concorrência. Isso não garante que nosso negócio vai sobreviver no futuro. É necessário pararmos um pouco e analisar cenários futuros da área de atuação dos nossos negócios. Eu, por exemplo, crio todo ano, pelo menos, quatro cenários futuros da área de comunicação, tecnologia e futuro. Assim eu consigo vislumbrar o que pode acontecer com tantas transformações rápidas e poder me preparar.  

Colocar energia naquilo que realmente acredito ser uma solução tangível e desapegar as criações quando elas não ficam em pé. Sobre propósito, todo mundo tem um. Tem gente que o propósito imediato é conseguir o dinheiro para a comida do dia. Tem gente que tem a médio prazo que é entrar na faculdade.  

Ou seja, mesmo faturando e lucrando com meus negócios, eu continuo sendo uma mulher negra. Isso significa que continuarei tendo dificuldades na hora de negociar, que as pessoas não me enxergam como a dona do negócio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Scroll Up