Quer resgatar seus clientes inativos? saiba quais são os principais passos.

Quer resgatar seus clientes inativos? saiba quais são os principais passos.

Durante o inicio da pandemia do Novo Coronavírus, onde a doença estava mais forte em todo o país, muitas empresas foram obrigadas a baixarem as portas por decretos, de certa forma, mal administrados por prefeitos e governadores.Com isso, as empresas que não tiveram giro de capital, mesmo que baixo, tiveram que fechar as portas de vez ou, recorreram aos empréstimos. Para alguns especialistas em economia, esta está sendo o maior desafio de gestão de crise que os empresários brasileiros já tiveram, maior ainda que muitas recessões financeiras, ao qual os brasileiros já estão acostumados.

O desafio maior foi para as empresas prestadoras de serviços B2B (bussines to bussines – de Empresa para empresa) A grande maioria viu a sua carteira de cliente cair drasticamente, muitas por fechamentos, outros por falta de pagamentos.
Por isso, preparamos um artigo para te ajudar a recuperar sua carteira de clientes negativos de forma que eles voltem a ser bons pagadores e não deixe de necessitar de seus serviços;

Antes, isso pode te ajudar na gestão da sua empresa:

O seu cliente está na mesma situação que você, então seja transparente com ele

Minha contabilidade está muito cara, posso trocar de contabilidade?

Dicas Para Empreender Sem Exageros

Tenha um bom relacionamento, mesmo quando o cliente estiver negativado.

Sim, o relacionamento com seus clientes é muito importante, digamos que é fator principal para que eles sempre voltem a necessitar de seus serviços e mão de obras. Sempre ligue para seu cliente negativado propondo novas formas de quitação das dividas e, sempre levando em conta que estamos ainda enfrentando a pandemia e que a economia não tem bons índices.

Lembre-se sempre “a minha necessidade, também é a necessidade de meus clientes”, ou seja, você está precisando receber, o seu cliente também precisa receber para te pagar.

Nunca mude o tom com o cliente negativado.

Mesmo estando negativado, o seu cliente também precisa ser tratado com respeito e educação, claro que somos seres-humanos e tendemos sempre a privilegiar alguns e menosprezar outros, mas no mercado de trabalho onde, todos estão na mesma barca, o momento de mudar essa pratica é agora.
Se possível, tenha um setor responsável apenas para conversar com os negativados, procurando sempre entender a situação do outro lado da linha.

A crise do coronavírus pegou a sua empresa? saiba como agir

Juros e multas não é uma boa forma de segurar seus clientes.

Muitas empresas estão mudando essa visão sobre multas e juros no atraso do pagamento ou, ate mesmo, na negativação. Se você ainda quer manter o seu cliente ativo na sua carteira você precisa fazer de tudo para que ele volte a colocar dinheiro na sua empresa e multando ou aumentando mais um valor que ele já esta com dificuldades de pagar não é a melhor solução, digamos que é a maior das péssimas ideias.

Algumas empresas aderiram ao corte de serviços ou mão de obra, caso o cliente não efetue o pagamento, ou seja, se seu cliente não efetuar o pagamento até a data limite os serviços são interrompidos, sendo liberado apenas quando houver a compensação do pagamento, em ultimo caso, quando seu cliente não demonstra interesse em pagar aí sim deve se pensar em negativa-lo.

Quando negativar meu cliente.

Quando seu cliente tem dificuldades de pagamento a negociação entra em jogo. Um funcionário responsável deve ser o mediador para tentar fazer com que o cliente volte a consumir seus produtos/mão de obra.

Todas as formas de cobranças devem ser usadas, todas as formas de parcelamentos devem ser feitas para evitar de perder o seu cliente. Sim! Quando você negativa um cliente você o perde, é normal isso, pratica de mercado, tanto de B2B quanto B2C (de empresa p/ consumidor) Por isso, reconquistar seu cliente é a cereja do bolo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Scroll Up