Saiba o que fazer quando sua empresa está irregular

Uma das coisas mais importantes que uma empresa deve fazer é verificar semestralmente o status das suas obrigações tributárias. (Imagem: Ilustrativa)

Uma das coisas mais importantes que uma empresa deve fazer é verificar semestralmente o status das suas obrigações tributárias. Visto que, o consumidor – aquele que compra o produto ou contrata o serviço – também tem total direito de verificar a situação da empresa.

Dentre as formas mais práticas para garantir que uma empresa esteja em dia com o imposto de renda e suas obrigações tributárias. Em suma, é verificar o seu status junto a determinados órgãos.

COMO CONSULTAR O STATUS DA EMPRESA

Alguns sites são essenciais para esses processos. Entretanto, vale destacar que eles se dividem entre as esferas municipal, estadual e federal.

São eles:

  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União — para atestar que o cidadão está em condição regular com relação à Secretaria da Receita Federal e à dívida ativa da União, é possível emitir esta certidão.
  • Ela certifica que não há débitos ou pendências cadastrais no nome de determinada pessoa e que não houve omissão na entrega da declaração do Imposto de Renda. Essa certidão pode ser emitida no site da Receita Federal.
  • Certidão Negativa de Débito (CND)/Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa (CPD-EN), que pode ser emitida no site da Previdência Social.
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas — para consultar a regularidade do empregador, é possível acessar a área de serviços ao cidadão da Caixa Econômica Federal. Lá, são fornecidas informações sobre pagamento de FGTS e CRF para os fins previstos em lei.
  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União — esta certidão sinaliza que a pessoa jurídica não faz parte do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.
  • O cadastro, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, reúne informações dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país. Lá, estão todos os devedores inadimplentes em processo de execução trabalhista definitiva.
Uma das coisas mais importantes que uma empresa deve fazer é verificar semestralmente o status das suas obrigações tributárias. (Imagem: Ilustrativa)

Uma das coisas mais importantes que uma empresa deve fazer é verificar semestralmente o status das suas obrigações tributárias. (Imagem: Ilustrativa)

 

Quais os impactos do coronavírus nos negócios de eventos empresariais

Prorrogado o prazo do Simples Nacional 2021. Saiba tudo

PAGAMENTOS SEM ATRASOS

Outro problema que gera muita dor de cabeça entre os empresários são os atrasos com o importo de renda. É essencial realizar os pagamentos dos tributos nas datas corretas, e se possível for, antes dos vencimentos.

AUTOMATIZAR O SISTEMA

A automatização do sistema permite calcular as alíquotas que recairão sobre as transações. Dessa forma, os gestores não precisam realizar os cálculos manualmente.

A utilização dessa ferramenta permite que a empresa tenha uma noção muito mais objetiva e analítica dos seus deveres e gastos tributários.

Conheça a Fiscalizo contabilidade e siga a gente pelas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube.

CLT ou PJ. Qual a melhor forma de trabalho?

Receita Federal exige devolução do Auxílio Emergencial. Saiba mais.

Suporte