Valuation – Quanto vale a sua empresa?

Valuation ou avaliação de uma empresa é o processo de estimar o seu valor de uma forma sistematizada, usando um modelo quantitativo

O que é um valuation?

Valuation é um termo que, em português, é usado para definir “avaliação de empresas”. É um processo que usa vários indicadores, cálculos matemáticos e outros elementos para determinar o preço justo de uma companhia. 

O valuation é feito com base em uma série de fatores, como a receita da empresa, número de clientes, potencial de crescimento, plano de negócio, etc.

Basicamente, o valor econômico está ligado à capacidade de geração de resultados ou benefícios futuros, pouco importando a estrutura de ativos físicos registrados na contabilidade.

Pela definição adotada, percebemos que a técnica de valuation pode ser aplicada para determinar o valor de um ativo qualquer, seja ele real, como um imóvel, ou financeiro, como uma ação, ou o valor de uma dívida, e ainda o valor global de uma empresa.

O cálculo do valuation parte do princípio de que qualquer ativo vale algo em razão dos fluxos de caixa futuros que irá proporcionar ao investidor.

Dito de outra forma, quando alguém investe em determinado ativo, o objetivo é receber algum valor em troca no futuro, e especialmente, que esse valor seja uma quantia de dinheiro superior ao investimento realizado.

Importante: é sempre uma estimativa

O valuation é sempre uma estimativa do valor de uma empresa. Além disso, o número encontrado pode variar dependendo de quem faz a avaliação e da metodologia adotada. Os resultados reais da empresa também podem ser diferentes do que foi previsto nos cálculos e, assim, acabar afetando o valor da empresa no mercado.

Leia também:

https://fiscalizoseguros.com/um-semestre-notavel/

https://fiscalizoseguros.com/vantagens-de-uma-contabilidade-sem-papel/

https://fiscalizoseguros.com/um-portal-para-facilitar-sua-vida/

Para que serve o valuation?

Existem vários motivos para fazer o valuation de uma empresa. Quem investe na Bolsa de Valores, por exemplo, pode usar essa metodologia para avaliar o preço dos ativos e, assim, encontrar ações de empresas consideradas baratas.

Mas não é só isso. Um empresário que deseja vender sua empresa pode usar o valuation para saber quanto ela vale. Ou, no caso de aquisições e expansões, é possível avaliar a firma que será comprada.

Quais são os métodos do valuation?

Como explicamos anteriormente, há diversas metodologias para calcular o Valuation de uma empresa. Todavia, a escolha do método deve ser relacionada às premissas onde o conhecimento do valor será utilizado e estará intimamente ligado com a maneira que os indicadores serão analisados.

Alguns dos métodos mais utilizados são:

  • Valuation por fluxo de caixa descontado (FDC);
  • Valuation por múltiplos de Mercado;
  • Valuation Contábil;
  • Valuation de Liquidação;
  • Valuation transações comparadas: pré investimento e pós investimento.

Portanto, para encontrar a opção mais interessante para o seu negócio, confira a seguir um resumo geral sobre cada aplicação.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Primeiramente, no método do Fluxo de Caixa Descontado, calcula-se o Valuation a partir do modelo de fluxo de caixa e possui projeções de lucro futuro. Além disso, aplica-se um desconto do risco vinculado ao investimento.

Ademais, esse método de se definir o valor de mercado de uma empresa calcula uma taxa. Essa responsável por corrigir o superávit (resultado positivo final) de uma forma proporcional ao longo do tempo.

Usando de no mínimo 5 anos e no máximo 10 anos de projeção, o FDC possui quatro benefícios. Demonstração de uma avaliação de caixa a médio prazo. Previsão do valor base em diversos cenários. Apresentação dos riscos. Realização de uma análise de sensibilidade.

Por fim, o Fluxo de Caixa Descontado, mesmo tendo várias vantagens, possui algumas desvantagens, como: alto custo de execução, esforço e tempo de trabalho.

Múltiplos de Mercado

Possibilitando uma avaliação por meio de uma comparação dos indicadores de empresas que trabalham em um determinado campo, o Valuation por Múltiplos de Mercado é bem fácil para aplicação, mas possui algumas deficiências.

Como por exemplo o fato de que é muito raro de se encontrar empresas que trabalhem no mesmo campo e ainda possuam um modelo de negócio muito similares. Além disso, essa forma de se definir o valor de mercado não analisa um momento específico da empresa e sim o período como um todo.

Valuation Contábil

No presente método, para o cálculo do Valuation apenas consideramos o patrimônio líquido da empresa, ou seja, a sua contabilidade.

Mesmo que utilizado por algumas empresas, esse método possui algumas falhas. Como a desconsideração dos bens intangíveis, como por exemplo, marcas e patentes.

Dessa forma, a metodologia, dependendo da situação, pode não exprimir o real valor da empresa.

Valuation de liquidação

Nesse método são somados todos os ativos da empresa, ou seja, seu patrimônio, e subtraídos os passivos, que são as dívidas e custos operacionais. Geralmente, é utilizado apenas quando a empresa está sendo fechada ou, como o nome indica, sendo liquidada.

É uma análise de curto prazo e que só oferece uma visão do momento presente do negócio, sendo um bom indicador para quem deseja adquirir os patrimônios de uma empresa que está sendo encerrada, mas não tanto para quem quer investir em ações.

Valuation Pré-Investimento

Como já sugere o nome, o Valuation Pré-Investimento está relacionado ao valor de mercado da empresa antes da entrada de um aporte financeiro.

Suponha, por exemplo, que antes de receber um investimento de R$ 1 bilhão, a empresa tinha um valor estimado de R$ 5,7 bilhões. Esse último era o valor do valuation pré-investimento.

Valuation Pós-Investimento

Já o valuation pós investimento, como pode ser facilmente deduzido, é o valor que considera o montante total após a injeção do aporte.

Essa modalidade de Valuation é a usada para definir  a participação de um investidor na empresa. Os cálculos sempre devem ser realizados após o aporte. Além disso, com o valuation pós-investimento também é possível realizar cálculos sobre o crescimento das empresas.

Conclusão

Como você pode ter visto, o Valuation é uma área extensa de conhecimento. Ela pode, muitas vezes, ser bem complexa. Porém, fica claro que, dependendo do caso, é extremamente importante a sua execução

Para fazer seu valuation da forma correta e chegar ao valor real da sua startup, você precisa partir de dados financeiros confiáveis

Nisso, a Comece Com o Pé Direito pode ajudar com sua expertise em contabilidade online e gestão financeira para empresas, startups e scale-ups.

Nossos serviços incluem todas as rotinas contábeis e fiscais, relatórios e análises completas e ainda a terceirização do financeiro e departamento pessoal.

Assim, você não tem dúvidas na hora de calcular o valor da sua startup e se sente mais seguro para captar investimentos ou até mesmo vender o negócio.

Entendeu como calcular o valuation e por que é tão importante encontrar esse valor?

Para uma consultoria personalizada, fale com a nossa equipe. 

Conheça a Fiscalizo nas Redes Sociais

Facebook ,  Instagram

Estamos Online