Você Sabe Como Montar Um Plano de Negócios?

Você Sabe Como Montar Um Plano de Negócios? | Blog Fiscalizo Contabilidade e Seguros

O que você precisa saber para seu plano de negócios funcionar, algumas diretrizes ajudam você a arquitetar sua empresa do zero e faça ela decolar. Estas diretrizes são os planos de negócio.

Muito se vê por aí no que diz respeito a “tirar sua empresa do papel”, mas o plano de negócios é justamente o contrário: você define todos os detalhes da sua empresa antes mesmo de tira-la do papel! Através dele você arquiteta a cultura da empresa, o público-alvo, concorrência e etc.

Antes de sentar e definir tudo, há algumas questões que devem ser respondidas, exemplo: “qual o seu mercado?”, “o que você vende?” e “qual é o seu negócio?”. Através das respostas, você poderá detalhar as informações. As respostas devem ser objetivas e claras, sem que haja dupla interpretação.

Agora, confira como você pode elaborar seu plano de negócios.

Sumário Executivo

Esta etapa é o pontapé para as outras. É aqui que sai “a personalidade” da sua empresa.
As informações que você vai precisar definir são: missão, visão, valores, mercado de atuação, investimento inicial, diferenciais, descrição da empresa, público-alvo, produtos e serviços oferecidos, localização e enquadramento tributário.

Tente resumir tudo em duas páginas no máximo, de modo que fique interessante para o leitor.

Análise de mercado

Esta etapa define se haverá demanda para o produto ou o serviço fornecido e o mercado de atuação da sua empresa. Para definir seu público-alvo, responda as perguntas: “quem está comprando?”, “porque está comprando?”, “quais são seus hábitos?”, “onde residem?”, “o que está comprando?”, “qual a renda?”, etc. Detalhes como estes favorecem você a definir a persona de quem estará interessado em adquirir o que sua empresa oferece.

O segundo passo é você definir os canais de distribuição, planos de comunicação e preços. Não esqueça de avaliar seus concorrentes! Entenda como o consumidor se comporta, porque compram e onde compram.
Para finalizar, tenha em mãos os fornecedores do seu concorrente e mantenha um documento atualizado com prazo e condições de pagamento de cada um.

Plano de Marketing

Uma vez que você definiu alguns itens principais, agora é hora do plano de marketing e a comunicação com seu potencial consumidor.
Estruture toda a comunicação: os meios, as identidades visuais, redes sociais, etc.
Tenha sempre a informação completa de todos os produtos e serviços que você ofertará e sempre se diferencie dos seus concorrentes.

Plano operacional

Defina como a sua empresa fará a comercialização de produtos e serviços. Relacione os equipamentos, quantidade de pessoas, prazos para cada etapa.

Plano financeiro

Depois das etapas acima, hora de arquitetar o plano financeiro. Este deverá ser feito em cima de todos os custos do seu plano de negócio. Se você chegou a conclusão de que é viável, então defina o investimento de implantação.
Inicialmente você pode considerar estes itens: investimento fixo, investimento pré-operacional, capital de giro e demonstrativo de resultados.
Seu faturamento mínimo sairá deste plano para evitar que a empresa não tenha prejuízo. Através dele também é medido o prazo de retorno de investimento, ou seja, seu lucro. Para concluir, um plano de negócio bem feito é fundamental, pois, é aqui que toda a vantagem competitiva da sua empresa será definida.
Se você ainda estiver em dúvida em como realizar este planejamento, fale com nossos consultores gratuitamente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Scroll Up